Companhia teatral carioca que há dez anos se dedica a pesquisas em torno das linguagens lúdicas para crianças e jovens, apresentando espetáculos teatrais de alto nível estético e dramaturgico. A Cia. Muito Franca! foi fundada em 02 de outubro de 1999 a partir da iniciativa de Bruno Bacelar. Inicialmente formada por profissionais formados e formandos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNI-RIO, hoje conta com a colaboração de profissionais de diversos núcleos de formação teatral.

BREVE HISTÓRICO... SEUS ESPETÁCULOS!

Em seu primeiro ano de existência, estreou o espetáculo infantil "As Bruxas Também Amam", direção de Bruno Bacelar, ficando esta em cartaz por dois anos, nos Teatros do Tijuca Tênis Clube, Teatro Marista, Museu da República, entre outros.
Obteve grande sucesso junto ao público e a crítica.
Em função do êxito deste primeiro infantil, a Cia. Muito Franca! foi convidada pelo Museu da República para, em parceria com o mesmo, desenvolver o "Ciclo Moliére para crianças".
Mais uma vez obteve sucesso de crítica e público com suas adaptações de "O Doente Imaginário", “O Médico à Força", e "O Avarento" para crianças.
Ainda no projeto do Museu da República, a Cia Muito Franca! contou a vida de Molière no espetáculo "Moliera uma Vez".
A Cia. Muito Franca! ficou em cartaz com esses espetáculos no Museu da República de 2000 a 2002, fazendo também temporadas no teatro Gláucio Gill no primeiro semestre de 2003, e no teatro Maria Clara Machado e teatro Sesc Tijuca no primeiro semestre de 2005.
Esses espetáculos participaram também da 4ª e 5ª Mostra Sesc CBTIJ de Teatro para Infância e Juventude nos anos de 2004 e 2005, e do Projeto da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro “Ciranda de Espetáculos” em 2005.
O espetáculo “O Avarento Harpagão” foi convidado no ano de 2005 para abrir o 9º FENATIB ( Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau/SC) e também o Festival Nacional de Teatro de Cataguases/MG.
Com o espetáculo “O Príncipe Peralta” a Cia. Muito Franca! estreou temporada de sucesso no teatro Maria Clara Machado em 2006, e em 2007 foi selecionado para a 7ª Mostra Sesc CBTIJ de Teatro para Infância e Juventude e para o 11º FENATIB (Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau/SC), onde obteve aclamação da crítica local..
Nesse mesmo ano o “O Príncipe Peralta” ganhou o prêmio Zilka Salaberry de teatro infantil, e continua até o momento em cartaz, obtendo grande sucesso junto ao público e à crítica.

SUAS PESQUISAS

Hoje a Cia. Muito Franca! é majoritariamente formada por arte-educadores e nossa pesquisa a respeito das linguagens artísticas para jovens prossegue no sentido de explorar e trazer a público, nas temáticas, em sua dramaturgia e em sua estética, elementos pertinentes a nossa juventude contemporânea, enfatizando neste universo questões de interesse e utilidade para o crescimento intelectual, ético e social de nossos jovens.

****** ESPETÁCULOS ******

  • "BRUXAS TAMBÉM AMAM" - 2009
  • "O PRÍNCIPE PERALTA" - 2006 (vencedor do Prêmio Zilka Salaberry)
  • "O AVARENTO HARPAGÃO" - 2005
  • "O MÉDICO À FORÇA PARA UM DOENTE IMAGINÁRIO" - 2003
  • "MOLIERA UMA VEZ" - 2001
  • "AS BRUXAS TAMBÉM AMAM" - 1999

APRESENTAÇÕES

· 4ª MOSTRA SESC/CBTIJ 2004
. 5ª MOSTRA SESC/CBTIJ 2005
. 7ª MOSTRA SESC CBTIJ/2007
· Teatro Planetário (Maria Clara Machado)
· Teatro SESI/RJ
· Teatro I Sesc Tijuca
· Teatro João Caetano de Itaboraí
· Teatro Gláucio Gill
· Teatro Municipal de Teresópolis
· Centro Cultural Marista
· Centro Cultural Estácio de Sá
· Centro Cultural Gabriel Villela (Iate Clube do Rio de Janeiro)
· Teatro Museu da República
. Teatro Glauce Rocha
. Teatro Raul Cortez
. Casa de Cultura de Rio das Ostras
. Teatro Pedro Parenti (RS)
· Escolas Privadas e Públicas de Ensino Fundamental
· Orfanatos e Instituições Beneficentes
· 9º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (FENATIB)
· 11º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (FENATIB)
· Festival de Teatro de Cataguases
12º Caxias
· GANHADOR DO PRÊMIO ZILKA SALABERRY DE TEATRO INFANTIL/2006. (figurino)

O DIRETOR

O DIRETOR

BRUNO BACELAR

23 ANOS DE CARREIRA.



INICIOU SEUS ESTUDOS ARTÍTICOS EM SÃO PAULO.

NO RIO DE JANEIRO DESDE 1992, PASSOU PELA CASA DA GÁVEA, CAL E TABLADO.

ATOR E PROFESSOR GRADUADO PELA UNIRIO.

PROFESSOR DE ARTES CÊNICAS DA SME/RJ HÁ MAIS DE SETE ANOS.

TEVE A HONRA DE SER ALUNO E TRABALHAR COM PROFISSIONAIS DO NÍVEL DE:



David Herman, João Brandão,

Isabela Secchin, Luis Octávio,

Taís Balloni, Clovis Levi,

José Renato, Rubens Lima Jr,

Lucia Helena de Freitas, Elza de Andrade,

Beto Lobo, Ingrid Koubela,

Maria Lúcia Pupo.



PRÊMIOS E/OU INDICAÇÕES:



FESTIVAL DE NOVOS TALENTOS/1995.

PRÊMIO ZILKA SALABERRY/2006 E 2010.

FESTIVAL DE RIO DAS OSTRAS/2009.

FESTIVAL DE DUQUE DE CAXIAS/2010.





IGI - A Árvore da Vida

IGI - A ÁRVORE DA VIDA

O Príncipe Peralta

Bruxas Também Amam!

O Médico À Força Para Um Doente Imaginário

O Avarento Harpagão

Mais Uma Conquista do CBTIJ

Mais Uma Conquista do CBTIJ
Em 2001, a ASSITEJ - Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude - instituiu 20 de março como o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude. Esta data é comemorada em mais de 80 países onde entidades como a nossa se fazem presentes. Por iniciativa do CBTIJ, há três anos trabalhava para que o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude fosse oficializado, o que aconteceu em 2008 através da Lei 10.722. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a reconhecer a data e a instituir em seu calendário oficial o Dia Estadual do Teatro para a Infância e Juventude através da Lei 191/2003. Ações já estão sendo coordenadas para que a data também seja reconhecida oficialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

TANGO, BOLERO E CHA CHA CHA!!

terça-feira, 31 de março de 2009

"O Príncipe Peralta" - um pequeno trecho do texto

(Exatamente, Duvido, Peçonha e Fidelidah estão em volta do esquife real. Encaminham se para a sacada do palácio real.)

EXATAMENTE – (comenta com Duvido) É lamentável esta perda!

FIDELIDAH - (fingidamente triste) Tudo isso é muito triste! (muda) Mas a vida continua, não é? Malakai morreu! Por isso precisamos resolver a sucessão real! Quem vai sentar no trono de VentoAlém?

EXATAMENTE – (triste) Os destinos de nosso reino são mais importantes que nossas dores! (muda) Vamos abrir a ata de assembléia. (Pega um grande livro. Passa para Duvido que começa a escrever) Estão aqui reunidos em assembléia: Exatamente I, eu! Duvidodeodó! (aponta) mais conhecido como Duvido. Mestre Peçonha (aponta), e finalmente Fidelidah, (aponta) líder da magia do reino. (lendo) Nos casos de sucessão real os sagrados escritos são bem claros quando dizem que o primeiro rebento real de Malakai é quem deve governar VentoAlém, antes de qualquer outro.

TODOS menos FIDELIDAH – Vaporoz!

DUVIDO – Que alma generosa tinha Vaporoz!

EXATAMENTE – Uma personalidade honestíssima tinha Vaporoz!

PEÇONHA – E como era alegre Vaporoz!

TODOS menos FIDELIDAH – Ah, Vaporoz!

FIDELIDAH – (irritação contida. imita) “Que alma generosa tinha Vaporoz! E como era alegre Vaporoz!” (muda) E como irresponsável era Vaporoz! (irritado) Ora francamente, será que vocês já esqueceram o que fez Vaporoz? Vaporoz envergonhou Malakai e toda a família real de VentoAlém quando resolveu se unir em amor com uma outra criatura encantada como ele.

EXATAMENTE – É verdade. Vaporoz vive uma relação afetiva irregular! (pensa) Se pelo menos Vaporoz desistisse desse amor...

DUVIDO – Tudo bem. Mas dessa forma voltamos a estaca zero!

FIDELIDAH – Na ausência da liderança real, quem governa é a liderança da magia: EU!

PEÇONHA – Quem governa é quem zela pela educação da criança real: EU!

EXATAMENTE – (ainda lendo) Nesse caso temos que recorrer a árvore genealógica real!

TODOS menos EXATAMENTE – Como é que é?

EXATAMENTE – (aponta para Duvido que sai e traz um grande documento onde está a árvore genealógica real) Árvore Genealógica Real é o mapa de todos aqueles que estiveram na liderança de nossos povos e seus parentes mais próximos. (procurando. encontra) Aqui temos um ascendente encantado vivo bem próximo de Malakai. Chama-se Solitude III. Duas gerações anteriores a de Malakai! Pássaros reais deverão ser enviados aos quatro cantos de VentoAlém, e adjacências, para anunciar o ocorrido e o prazo de sete dias será dado para que Solitude III se apresente! Aguardemos os acontecimentos futuros.

(Peçonha e Fidelidah começam a perder a calma e vão atrás de Exatamente que se prepara para sair.)

FIDELIDAH – (também cercando, quase agarrando) Solitude! Da Escola de Magos? Duas gerações anteriores a de Malakai... Impossível estar com vida!

PEÇONHA – Mas isso é uma pândega! Solitude III é de uma época anterior aos registros... anterior à escrita... anterior a TUDO!

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